domingo, 5 de junho de 2011
Dicas sobre os vários pontos de calda. Aprenda a conhecê-los!
Receita Básica:
A calda de açúcar é feita no fogo com água fervente na seguinte proporção:
* açúcar: 500g / água: 1/4 de litro
ou
* açúcar: 500g / água: 2 xícaras (chá)
Calda Fina: 250g de açúcar para 500 ml de àgua - utlizados para saladas de frutas e frutas cozidas.
Calda Média: 250g de açúcar para 250 ml de água (pode ser guardadas por vários dias) - utilizados em compotas de frutas.
Calda Grossa: 250g de açúcar para 225ml de água
Ponto de Voar:
Mergulhe a escumadeira na calda e levante-a. Se formarem, logo, uns fios finos e longos, que parecem quebrar, mas não se desmacham, está no ponto.
Ponto de Bala Mole ou de Açúcar:
Despeje um pouco de calda numa xícara com água fria. procure juntar toda a calda com a ponta dos dedos. Se conseguir isso com facilidade, está no ponto.
Ponto de Quebrar:
Despeje um pouco de calda numa xícara com água fria e procure fazer com ela uma bala, juntando-a inteira com a ponta dos dedos: se formar a bala imediatamente e ela ficar dura e quebradiça, está no ponto.
Ponto de Espadana:
A calda está em ponto de espadana quando escorre da escumadeira em lâminas ou quando, imergindo a escumandeira na calda e levantando-a em seguida, você vê a calda cair-lhe pelos buracos. formando pequenas pérolas.
Ponto de Espelho:
Proceda como obter o ponto de pasta. Só que, no ponto de espelho, a calda deve ficar mais transparente: ela adelga com uma transparência de espelho.
Ponto de Pasta:
É o ponto mais tênue. Mergulhe a escumadeira bem no centro da panela e erga-a dando voltas. A calda está no ponto quando cai formando franja, saindo às vezes um fio mais logo do meio de toda essa franja.
Ponto de Fio Brando:
Reitre um pouco de calda em um pratinho. Assim que esfriar, molhe nema o dedo polegar, junte-lhe o indicador e afaste-o. Se formar um fio mole, está no ponto.
Ponto de Fio:
Proceda como para obter o ponto de fio brando. Quando o fio ficar mole, mas sem quebrar, um fiozinho puxa-puxa, a calda está no ponto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário